gerenciar de filtros

A página de administração de filtros permite que você possa especificar quais filtros são aplicados em textos exibidos e em qual ordem. Ela também fornece acesso à página de configurações disponibilizada por alguns filtros. Filtros são aplicados na maioria dos textos do usuário no Moodle antes deles serem exibidos. Eles permitem modificações de 'último minuto' no texto.

Outros filtros podem ser instalados. Os filtros adicionais estão disponíveis no Banco de dados de módulos e plugins.

Selecione os filtros que você deseja usar exibindo-os, com o ícone olho. Se mais do que um filtro for exibido você pode modificar a ordem em que eles são aplicados usando as setas para cima e para baixo.

TeX

TeX é usado para gerar uma fórmula matemática inserida em um texto dos recursos do Moodle. Por exemplo, $$ sqrt(a+b) $$ (os $$ são a tag para iniciar e terminar deste formato).

O Moodle usa binários externos para renderizar as imagens, que podem precisar de ajustes para o seu sistema. Inicialmente o filtro procura um renderizador de LaTeX (Ghostscript também é necessário para esse método) e, caso não o encontre, usa o binário mimetex incluído na distribuição do Moodle. LaTeX permite uma grande variedade de expressões, enquanto mimetex suporta apenas um sub-sistema matemático.

Ghostscript está disponível para Windows e há uma implementação de LaTeX chamada MikTeX também disponível.

A página de configurações permite que os pacotes binários do LaTex e do Ghostscript sejam configurados, juntamente com o preâmbulo do LaTeX.

Mais informações

MiKTeX
MimeTeX
LaTeX
ghostscript

Censura de Palavras

Censura de Palavras procura no texto por palavras censuradas a partir de uma lista e as escurece com um box preto. Você precisa criar uma lista de palavras censuradas nas configurações do filtro.

Auto-Link a Nomes de Recursos

Auto-Link a Nomes de Recursos procura no texto expressões idênticas aos títulos de recursos que existam em um curso. Onde forem encontradas, serão evidenciadas e um link será criado. Para usar isso em modo eficaz os títulos dos recursos devem ser significativos e descritivos. Por exemplo, um título "Introdução" não é adequado porque qualquer uso da palavra "Introdução" no texto será linkado sem levar em consideração a pertinência.

Auto-Link a Nomes de Atividades

Auto-Link a Nomes de Atividades procura no texto por títulos de atividades que existam no curso. Onde forem encontrados, eles serão evidenciados e um link será criado. Note que para usar isso efetivamente você deve usar títulos descritivos. Por exemplo, um título 'Quiz' não é adequado porque qualquer uso da palavra 'Quiz' no texto será linkado sem levar em consideração a que ela se refere.

Auto-Link ao Glossario

Esse filtro procura no texto por palavras-chave usadas em qualquer glossário no curso. Note, contudo, que cada entrada do glossário deve ter a opção de criar link habilitada. Onde forem encontradas, elas serão evidenciadas e um link será criado.

Proteção de email

O filtro Proteção de email procura no texto por quaisquer endereços de email. Onde encontrados, eles são ofuscados para evitar a coleção automática de emails feita por aplicativos externos. Isso pode reduzir o risco de spam se partes do site do seu Moodle estiverem abertas.

Tidy

Tidy procura no texto por código HTML. Onde encontrado, ele aplica regras que tentam validar o HTML. Note que a funcionalidade do Tidy deve ser presente na instalação do seu PHP para que isso funcione.

Conteúdo Multi-língua

Esse filtro permite que recursos sejam criados em vários idiomas. O idioma fonte mudará quando o usuário alterar o idioma selecionado no Moodle. Para usar esse atributo, primeiro crie seus conteúdos em vários idiomas (no mesmo recurso). Então, inclua cada bloco de idioma nas seguintes tags:

      <span lang="XX" class="multilang">seu_conteudo_aqui</span>

Você ainda pode usar as antigas tags de span (opostas) ao invés, por exemplo:

      <lang lang="XX" >seu_conteudo_aqui</lang>

Índice de todos os textos de ajuda
Mostrar esta ajuda no idioma: English